Digite uma palavra para pesquisa:
Boletim Informativo
Cirurgia da Coluna
Cirurgia Vascular
Subespecialidades
Dor e Funcional
Neuro Oncologia
Nervos Periféricos
Neurocirurgia Pediátrica
Neuroendoscopia
Neurotraumatologia
Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Equipe
Dr. Luiz Roberto Aguiar
Dr. Adriano Maeda
Dr. Alexandre N. Francisco
Dr. Carlos Parreira Goulart
Dr. Carlos Mattozo
Dr. Flávio Hayashi
Dr. Ricardo Guimarães
Dr. Robinson Marques
Ensino
Graduação
Pós Graduação
Liga de Neurocirurgia
Informações ao paciente
Links Interessantes
Imagens
Fale Conosco
 
 
Substância semelhante à maconha pode atacar doenças do cérebro

As substâncias canabinóides criadas pelo próprio corpo humano poderiam abrir novas possibilidades de tratamento para doenças como o mal de Alzheimer ou a esclerose múltipla, anunciaram nesta terça-feira vários especialistas reunidos em um congresso científico europeu em Viena.

Os cientistas explicaram, durante o 5º Fórum Europeu de Pesquisadores de Neurociência, que acontece na cidade até 12 de julho, que o corpo humano produz substâncias semelhantes ao componente ativo da maconha.

Os canabinóides são moléculas presentes na planta Cannabis sativa, que também são produzidas de forma natural pelo corpo humano e que podem ser modificadas no laboratório.

Estas sustâncias atuam sobre o cérebro aumentando ou diminuindo a atividade das células que reconhecem a dor, as que movem os músculos ou as que produzem o apetite, entre outras.

A maconha natural já foi aplicada como analgésico por um cirurgião chinês há cerca de 4 mil anos, e no século 18 um médico irlandês a utilizou com sucesso contra a enxaqueca. Entre 1900 e 1936, dois preparados de maconha estiveram no mercado nos Estados Unidos, explicou Michael Walker, da Universidade de Indiana.

Os efeitos positivos da maconha foram comprovados no passado por pacientes de aids, esclerose múltipla e outras doenças, mas até pouco tempo os biólogos ainda não haviam começado a decifrar seu impacto. Recentemente, a farmacêutica Sanofi Aventis colocou no mercado o primeiro medicamento que surte o mesmo efeito que a maconha natural no sistema cerebral e na medula óssea.

Os especialistas atribuem ao novo medicamente, conhecido como Rimonabant, um efeito positivo para os que querem emagrecer ou para abandonar o vício do tabaco.

David Becker, do Instituto UCL de Neurologia de Londres, realizou experimentos com ratos nos quais havia provocado artificialmente uma doença semelhante à esclerose múltipla em seres humanos.

Ele disse no congresso que, até agora, se procurava frear o processo auto-imune e a inflamação do sistema nervoso central desses pacientes, o que ajuda a impedir os ataques agudos da esclerose múltipla.

Mas quando o estado do paciente piora em uma fase tardia da doença, os medicamentos comuns já não funcionam e então tem-se que combater, frente ao quadro, a morte das células cerebrais estimulando os receptores de canabinóides I, o que Becker conseguiu nos ratos.

O cientista conseguiu proteger as células nervosas através do sistema próprio de produção de canabinóides, e os animais, ainda que continuassem sofrendo surtos da doença, se recuperaram mais rapidamente.

Um efeito parecido parece possível no tratamento do Alzheimer, ainda que aí seja decisivo o emprego da substância em uma fase inicial, enquanto que a aplicação tardia pode inclusive piorar a doença.

Além disso, os pesquisadores informaram sobre a possibilidade de combater os ataques de epilepsia ativando os receptores de canabinóides no cérebro.

No entanto, assinalaram que não é preciso recorrer à maconha natural como medicamento, pois bastaria refrear a redução dos canabinóides próprios do organismo ou estimular os receptores mediante imitações da maconha.

 
 
Pesquisa revela que música ajuda na recuperação após ataque cerebral
A música também melhora o humor e deixa os pacientes mais otimistas, menos deprimidos.
Hospital Universitário Cajuru treina médicos colombianos em neuronavegação
HUC é referência em cirurgia de crânio e coluna com a técnica na América Latina.
AVC requer atendimento imediato
O AVC está entre as três maiores causas de mortalidade juntamente com o câncer e o infarto do miocárdio.
60% dos curitibanos não usam receita médica
A pesquisa constatou que os medicamentos mais consumidos são analgésicos, seguidos de antigripal, antiinflamatório e antibiótico.
Livro explica o funcionamento do cérebro humano
O livro "Como o Cérebro Funciona" explica como esse órgão pode dar sentido ao mundo que nos cerca e examina temas como a diferença entre o hemisfério esquerdo e o direito.
Atividades leves do dia-a-dia não contam como exercício, diz estudo
A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de exercício leve todos os dias como forma de manter um mínimo de boa forma.
Precisão submilimétrica
Técnica de neuronavegação permite a localização espacial precisa para a colocação de parafusos na coluna e a cirurgia é totalmente guiada por vídeo.
Dr. Mattozo tem artigo publicado na “Journal of Neurosurgery”
O artigo “Stereotactic Radiation Treatment for Recurrent Nonbenign Meningiomas” trata da aplicação de radiação localizada (também chamada de radiocirurgia) em meningiomas.
Dor nas costas é principal motivo que afasta trabalhador, diz pesquisa
Somente em 2004, essa foi a causa de 80.833 trabalhadores serem afastados do emprego - o número inclui também os problemas de coluna.
Gene ligado à escoliose é descoberto
Um grupo de cientistas dos Estados Unidos identificou, pela primeira vez, um gene ligado à deformidade que afeta cerca de 3% de todas as crianças.
Terapia genética pode funcionar contra mal de Parkinson
O tratamento, ainda em testes iniciais, envolve a introdução de bilhões de cópias de um gene no cérebro, para acalmar o circuito neurológico hiperativo.
Mulheres na meia-idade têm mais chances de sofrerem um AVC, diz estudo
Doenças cardíacas e excesso de peso podem ter relação com derrames.
Até 2050, 100 milhões terão Alzheimer
Relatório afirma que uma em cada 85 pessoas no mundo sofrerá da doença em 43 anos.
Neurônio rejuvenescido pára Parkinson, aponta estudo
A doença de Parkinson afeta entre 1% e 2% das pessoas com mais de 65 anos de idade.
Acidente vascular cerebral
O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame, é a emergência médica mais frequente em hospitais.
Pesquisadores vêem diferentes tipos de ansiedade no cérebro
Para testar se a atividade dos neurônios apóia a hipótese de que há duas categorias de ansiedade distintas, cientistas testaram 42 estudantes.
Estudos sobre cérebro são premiados nos EUA
A Academia Norte-Americana de Neurologia premia os melhores trabalhos apresentados por estudantes de doutorado de todo o mundo.
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia realiza congresso
O I Encontro Internacional e VIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica acontecem de 16 a 19 de maio em Goiás.
EUA recolhem remédio usado contra o mal de Parkinson
Remédio pode causar graves danos ao coração dos pacientes que o consomem.
Cacau pode evitar efeitos do envelhecimento no cérebro
Uma xícara do tipo certo de chocolate pode ajudar o sistema nervoso e retardar parte da perda de função que ocorre com o envelhecimento.
Congresso do Conesul reúne neurocirurgiões em Gramado/RS
7º Congresso da Sociedade de Cirurgia Neurológica do Cone Sul acontece de 08 a 11 de março.
Falta de sono reduz capacidade de aprendizado do cérebro
As partes do cérebro responsáveis pela memória sofrem com a perda de uma noite de sono, mostra pesquisa publicada pelo periódico Nature Neuroscience.
Como o cérebro vê o futuro
Pesquisadores investigam quais as regiões cerebrais ligadas à capacidade de uma pessoa imaginar a si mesma em uma situação que ainda não ocorreu.
Serviço de Neurocirurgia do HUC é citado como referência em publicação
A revista Where Curitiba publica um especial sobre as renomadas equipes médicas da cidade.
Cientistas avançam em método para diagnóstico do Alzheimer
Combinação de proteínas pode servir como uma ´impressão digital´ da doença.
Médicos temem 'Google-consultório'
Estudo diz que site de busca permite identificar corretamente doenças, mas há risco de automedicação e diagnóstico errado.
França inaugura centro médico dedicado ao cérebro
O complexo se concentrará no estudo das doenças neurodegenerativas e no derrame cerebral, que é a terceira causa de morte na França.
Cientistas descobrem molécula que reduz danos da radioterapia
Segundo os pesquisadores, seria possível introduzir nos tumores uma quantidade mais elevada de radiação - já que a dose de irradiação recebida pelos tecidos saudáveis é notadamente menor.
Estudo questiona necessidade de cirurgia em ruptura de disco
De acordo com o jornal The New York Times, a pesquisa não incluiu pessoas com apenas dor na parte de baixo das costas - que pode ter uma variedade de causas.
Estimulação elétrica do cérebro melhora memória
Os voluntários receberam, cada um, cinco aplicações de correntes elétricas de 0,75 Hz em um período de meia hora, durante uma fase específica do sono.
Abertas as inscrições para Residência Médica da Aliança Saúde
HUC oferece duas vagas de Residência Médica em Neurocirurgia.
Neurotrauma-RJ acontece em dezembro
O Simpósio Internacional de Neurotraumatologia da SBN acontece de 6 a 9 de dezembro no Rio de Janeiro.
Sociedade de Base do Crânio da Ásia/Oceania realiza congresso internacional com colaboração da SBN
O 8o. Congresso Internacional da Sociedade de Base do Crânio da Ásia e Oceania acontece de 1 a 4 de novembro de 2006.
Curso de Ciências Básicas em Neurocirurgia da SBN acontece no Rio de Janeiro
O 3o. Curso de Ciências Básicas em Neurocirurgia, dirigido a residentes, jovens neurocirurgiões, acadêmicos de Ciências Médicas, acontecerá de 23 a 25 de novembro.
Cirurgia com neuronavegação é destaque no Congresso Brasileiro de Neurocirurgia
Os resultados obtidos utilizando a técnica de neuronavegação em crânio e coluna foram destaque no evento.
Estímulo do cérebro cria assombração
Ao inserir eletrodos numa parte específica do cérebro, cientistas induziram uma paciente a sentir que uma "sombra" ilusória a perseguia e imitava seus movimentos.
Pesquisa lança luz nos estágios iniciais do Alzheimer
Milhões de pessoas sofrem do mal, e a taxa deverá mais que triplicar até 2050, conforme a população envelhece.
Florianópolis/SC sedia o XXVI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia promove de 14 a 19 de setembro de 2006 o XXVI Congresso Brasileiro de Neurocirurgia.
Site disponibiliza Clinical Neurosurgery
Volume 52 da Clinical Neurosurgery disponível online.
Pesquisadores anunciam novo método para detectar mal de Alzheimer
O teste consiste na detecção de uma enzima que reage de maneira anormal na pele de pacientes com a doença.
Experimento aponta que célula adulta pode "virar" embrionária
Cientistas japoneses conseguiram fazer com que células diferenciadas adultas adquirissem o mesmo potencial terapêutico de células-tronco após alteração genética.
Perfil genético do tumor pode melhorar tratamento do câncer
Médicos esperam que um conhecimento maior sobre os genes por trás dos tumores leve a métodos para definir quem realmente precisa da quimioterapia.
Pesquisa ajuda a explicar ligação entre idade e Alzheimer
Duas proteínas eliminam o excesso de beta-amilóide do cérebro, mas tornam-se menos eficientes com o envelhecimento.
Exercício físico ajuda a manter saúde mental, diz análise
Pesquisadores descobriram que a atividade física pode retardar os efeitos do envelhecimento e ajudar as pessoas a manter suas capacidades mentais na terceira idade.
Cérebro não renova suas células, diz novo estudo
Segundo pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, os níveis de carbono 14 nos neurônios de adultos são idênticos à concentração atmosférica quando do nascimento da pessoa.
Pesquisadores dizem ter criado modo de prever demência
Não há tratamento eficaz contra a demência, e especialistas em saúde mental reconhecem que a doença pode não ser totalmente evitável.
Nova técnica promete aumentar precisão da radioterapia
Simulação de computador permite calcular, estatisticamente, a trajetória da radiação dentro do corpo.
Novas tecnologias usadas na área de neurocirurgia
Curso de educação continuada da Academia Brasileira de Neurocirurgia, realizada no sábado (22) na PUCPR, em Curitiba, apresentou novas tecnologias utilizadas na área.
População de Recife tem orientação para evitar derrame cerebral
Lançada pela Academia Brasileira de Neurologia, a campanha se realiza simultaneamente nas 17 cidades do país com os registros de casos de AVC são mais freqüentes.
Schwarzenegger libera US$   150 milhões para células-tronco
O governador declarou que o Estado da Califórnia (EUA) não pode esperar para financiar a ciência ligada às células-tronco. O presidente Bush, vetou uma lei que ampliaria o financiamento federal das pesquisas.
Pesquisadores descobrem interruptor para a dor crônica
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade Columbia (EUA) encontraram uma proteína que liga e desliga a dor crônica.
Risco de ferimento aumenta nas horas após consumo de álcool
O estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que o consumo de álcool quadruplica o risco de ferimentos nas seis horas após a ingestão.
Dividir a cama afeta cérebro dos homens, diz estudo
Segundo um estudo publicado por cientistas austríacos na revista New Scientist, a perturbação no sono, causada pela presença da companheira, prejudica sua habilidade mental no dia seguinte.
Combinação de drogas traz esperança contra esclerose múltipla
A despeito do resultado, especialistas dizem que é preciso mais tempo para avaliar corretamente o tratamento.
Síndrome neurológica no MA é causada por falta de vitamina B1
O Ministério da Saúde concluiu que a falta de vitamina B1 é a causa da síndrome neurológica que atinge a população da região oeste do Maranhão.
Conexão cérebro-computador ajuda pacientes paralíticos
O BrainGate System é um sensor de 16 milímetros quadrados, com 100 eletrodos, mais finos que um fio de cabelo humano.
Derrame faz fumante esquecer o vício
A decisão de abandonar o cigarro não parece ter sido provocada por uma preocupação renovada com a saúde, mas por uma perda de interesse no tabaco.
Pesquisadores descobrem nova terapia de combate ao câncer
Método tem como estratégia agir no tumor de forma não-invasiva, sem afetar as células normais.